Você já deve ter ouvido falar que em Paraty chove bastante. Mas, com certeza, também escutou da mesma pessoa que a cidade é linda até debaixo d’água. E é mesmo.
Uma dica valiosa, para você que pretende conhecer a cidade, é estar sempre preparado para chuvas. Em Paraty tudo muda a todo instante, é possível presenciar chuva, sol, calor e frio num mesmo dia, por isso nada de confiar cegamente em previsões.
Por aqui muita água cai do céu praticamente todos os meses, inundando de vida a mata atlântica, vegetação natural capaz de roubar a cena e por si só fazer a viagem valer a pena.
No verão, e nos meses de outubro e novembro, as chuvas são abundantes. Mas, como a temperatura também é elevada, não há impedimento para viver momentos inesquecíveis.
Veja abaixo dicas do que fazer em Paraty com chuva:
Atrações culturais
O Centro Histórico está recheado de atrações para dias chuvosos. É super válido explorar cada cantinho desse lugar que exala história, cultura, gastronomia, artesanato e arte.
É verdade que as ruas, calçadas por pedras portuguesas escorregadias, causam algum desconforto e exigem atenção redobrada. Mas as experiências oferecidas entre portas coloridas e paredes coloniais que esperam por você valem o empenho.
Imperdível visitar a Casa da Cultura, principal equipamento cultural público da cidade, visa preservar e valorizar a cultura local, bem como fomentar a criação, produção e difusão de todas as manifestações artísticas de Paraty. Está localizada próximo à Praça da Matriz, na Rua Dona Geralda, n º 194. Horário de funcionamento: terça a sábado – 11 às 19h, aos domingos – 15 às 19h.
O Teatro Espaço é palco da peça Em Concerto, um teatro de bonecos reconhecido internacionalmente. A atração, que desperta diferentes emoções em seus expectadores, impressiona pela sensibilidade e manipulação impecável das marionetes. As apresentações acontecem as quartas e sábados, às 21h. Vale reservar com antecedência, a casa costuma lotar em feriados e alta temporada.
Atrações gastronômicas
Viajar e comer bem tem tudo a ver com Paraty, que desde 2017 integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, como cidade da gastronomia. Conhecer sua cultura gastronômica é uma ótima pedida para quem está na cidade durante um período chuvoso.
O Centro Histórico concentra o maior número de restaurantes da cidade. Pratos de quase todos os lugares do mundo são preparados em restaurantes cheios de charme e aromas, com o mais alto nível de execução, e uma pitada da culinária caiçara.
Para quem está de carro, outra ótima opção é abrir o coração e o apetite para a comida típica quilombola. O Quilombo do Campinho fica na Rio Santos, sentido Ubatuba, há pouco mais de 10 km do trevo da cidade. Além da gastronomia, conheça a casa de farinha e artesanato quilombola.
Do outro lado da Rio Santos, indo em sentido à Angra dos Reis, a Toca do Pastel também é bem conveniente para quem adora comer. O ambiente modesto abriga uma vista espetacular, e surpreende pela qualidade dos pasteis, sequinhos e muito recheados. Destaque para o pastel de nutella!
Na orla do Jabaquara e do Pontal estão alguns quiosques que têm excelentes opções de drinks e pratos locais. O Balacco Bacco, no Jabaquara, e o Lapinha, no Pontal, são capazes de proporcionar aconchego e bem estar em qualquer dia de mau tempo.
Para paladares mais delicados a dica é a Fazenda Bananal, com restaurante que propõe culinária sustentável, produção agroecológica e ingredientes colhidos direto da horta para sua mesa. O horário de funcionamento do restaurante é de 11 às 18h, ao finais de semana de 8h às 10h30 também servem café da manhã. A Fazenda tem outros atrativos, como casarão histórico, queijaria, agrofloresta, pomar, atividades educacionais, etc. É lindo, gente.
Atrações para conhecer com a Paraty Experience
Com chuva também é possível experienciar várias atrações turísticas em Paraty.
City Tour
O City Tour é uma atividade agradável e educativa, curiosa e riquíssima em conhecimento. Para dias de chuva mais branda é uma boa alternativa para fazer em casal, em família e também solo. O tour é feito com guias locais, revela os principais segredos da cidade e faz nascer em cada um uma nova perspectiva desse lugar fabuloso. O passeio pode ser feito de forma privativa ou em tours compartilhados com outros visitantes, solicite sua reserva aqui.
Passeio de Jeep
O roteiro de jeep 4 x 4 também é uma excelente opção para você que curte aventura, natureza e ar puro. Nesse passeio você vai visitar cachoeiras e alambiques, com degustação e muita diversão como cortesia. A cachaça é uma cultura muito tradicional em Paraty e os alambiques são locais que valem a visita, mesmo para quem não bebe. A história, cultura e tradição apresentadas são super interessantes! Além disso, há doces, compotas e outras lembrancinhas para venda. E sim, mesmo com chuva é válido fazer o passeio, que preza sempre pela segurança e bem estar de todos. Clique aqui para mais informações.
Mergulho
Para você que é apaixonado pelo mar, recomendamos o batismo de mergulho. Essa atração na baía de Paraty é de encher os olhos e a mente de infinitas recordações, e diferente do que muitos pensam, é segura em dias de chuva. Mas, se além da chuva estiver ventando forte, é melhor deixar para outra oportunidade. Saiba todos os detalhes dessa experiência aqui.
Como a gente disse desde o início, não há chuva ou temporal capaz de tirar o brilho e o encanto desse lugar fantástico! Essas são apenas algumas das possibilidades para viver intensamente Paraty mesmo em dias de chuva. Ficou mais animado? Fale com a gente e saiba como aproveitar ao máximo sua viagem.